Para dormir melhor – 5 plantas ideais para melhorar o seu sono

Para dormir melhor – 5 plantas ideais para melhorar o seu sono

Muita gente tem a ideia equivocada que dormir com plantas no quarto faz mal.

Mas como diz o botânico Gilberto Kerbauy, da Universidade de São Paulo, se isso fosse verdade, “não haveria um índio vivo na Floresta Amazônica”.

É claro que existem plantas mais apropriadas para ficar no quarto. Essas plantas purificam o ar e aumentam os níveis de oxigênio. E farão você dormir e respirar melhor.

Aqui estão cinco dessas plantas que te ajudarão a dormir melhor:

5 – Lavanda

Graças ao seu perfume, a lavanda pode nos ajudar a relaxar, sendo capaz de melhorar os estados de depressão e nervosismo. Podemos usá-la fresca, em infusão ou ainda, como óleo essencial.

Se a insônia costuma roubar suas noites de sono, acabando com sua qualidade de vida, não deixe de usufruir das propriedades relaxantes da lavanda.

Tanto a infusão quanto seu óleo essencial relaxam o corpo e o induzem a um bom sono. E claro, deixando a planta em seu quarto, seu aroma irá lhe proporcionar um ambiente mais relaxante e um sono mais tranquilo.

4 – Jasmim

O Jasmim tem ação equilibradora da produção hormonal, podendo ser usado positivamente na depressão pós parto e qualquer outra sintomatologia depressiva.

Além disso, o Jasmim apresenta outros benefícios como:

  • Alivia sintomas da TPM e menopausa, a irritabilidade emocional, calores intensos e “nervos à flor da pele”;
  • Cicatrização e regeneração da pele quando usado em casos de acne ou feridas em cicatrização;
  • Ajuda a curar gripes e resfriados – age como anti-inflamatório, antisséptico, analgésico e expectorante, aliviando os sintomas e acelerando a cura do corpo de gripes e resfriados;
  • Calmante e antidepressivo – acalma o cérebro tirando você dos pensamentos giratórios obsessivos, estimula o pensamento positivo.

Você já viu que árvore incrível? Acesse e leia também >> A “árvore milagrosa” que cura mais de 300 doenças, inclusive Diabetes

3 – Babosa (Aloe Vera)

O uso da Babosa (Aloe Vera) está associado à uma série de finalidades, sejam elas medicinais ou cosméticas. Há uma diversidade de estudos que indicam as suas propriedades para tratar e prevenir doenças, além de embelezar e dar saúde à pele e aos cabelos.

A Babosa tem propriedades anestesiantes que relaxam os músculos da cabeça. Por isso, é muito utilizada na hora de lavar os cabelos.

Ao levar a Babosa aos cabelos, é só massageá-los, assim como o couro cabeludo, para obter um efeito desestressante.

2 – Hera

Essa no caso, não necessariamente para ficar dentro do seu quarto. Conhecida também como hera inglesa, hera verdadeira ou hera venenosa, esta planta possui folhas verdes, carnudas e brilhantes, bastante decorativas.

Os seus frutos são comidos por alguns pássaros, mas são tóxicos para seres humanos.

As propriedades medicinais da hera incluem a sua ação analgésica, antiespasmódica, calmante, cicatrizante, estimulante, hidratante, lipolítica e vasodilatadora.

Quando está presente na composição de remédios naturais, a hera pode ser usada para curar tosses fortes, em especial aquelas com catarro.

O uso desta planta ainda pode trazer benefícios no tratamento dos seguintes casos:

  • Controle de crises de asma;
  • Redução das celulites e de calos;
  • Controle da bronquite;
  • Acelera a cicatrização;
  • Ajuda no tratamento de gota e reumatismos;
  • Tratamento de queimaduras;
  • Ameniza dores e laringite;
  • Atua como calmante natural;
  • Serve para tratar doenças hepáticas, biliares e problemas do baço.

1 – Espada-de-São-Jorge

Uma das plantas mais recomendadas para melhorar a qualidade do ar no interior da casa. É uma planta para o quarto, robusta, barata e fácil de cuidar.

A Espada-de-São-Jorge é recomendada para funcionar como um ótimo filtro de ar dentro do casa para melhorar a pureza do oxigênio.

A grande sacada dessa planta é que ela emite oxigênio durante a noite ao mesmo tempo que retém dióxido de carbono, algo que produzimos naturalmente quando expiramos. Essa combinação torna a qualidade do ar mais pura e uma noite de sono melhor.

A Espada-de-São-Jorge também remove toxinas domésticas comuns e desagradáveis que ficam espalhadas no ar como o formaldeído, tricloroetileno e benzeno.

É uma das poucas plantas capazes de suportar ar-condicionado e fumaça de cigarro, por isso elas são perfeitas para o paisagismo no interior da casa.

Conclusão

Mostramos para você neste artigo 5 plantas ideais para melhorar o seu sono, seja cultivando algumas delas em seu quarto ou usando suas propriedades aromáticas e terapêuticas e relaxantes.

Cabe a você avaliar qual a planta que melhor se encaixa em seu espaço, ou estilo de vida, para colocar em prática essa dica para que possa dormir melhor.

Você também vai gostar de ler >> A “árvore milagrosa” que cura mais de 300 doenças, inclusive Diabetes

Envie seu comentário