Óleo de Coco: 9 benefícios incríveis para sua saúde e beleza

Óleo de Coco: 9 benefícios incríveis para sua saúde e beleza

O óleo de coco é extraído da fruta coco e existem dois tipos desse alimento funcional, o refinado e o extravirgem. O primeiro é feito a partir do coco seco, enquanto o segundo é feito com o coco fresco.

Normalmente, o óleo de coco é encontrado em estado líquido na temperatura ambiente, só ficando sólido e branco quando colocado em baixas temperaturas.

Rico em um tipo diferente de gorduras saturadas, os triglicérides de cadeia média, o alimento conquistou fama, principalmente, por ajudar na perda de peso.

Mas também apresenta vários outros benefícios e utilidades para a saúde e beleza, se usado adequadamente. E são alguns desses benefícios do óleo de coco para sua saúde e beleza que vamos mostrar agora.

1 – Óleo hidratante corporal

Caso a sua pele seja muito seca, o óleo de coco é uma das melhores soluções. Esfregue óleo de coco nas mãos para aquecê-lo e depois use-o como loção corporal.

Concentre mais a sua aplicação em alguns pontos específicos, como cotovelos e joelhos, que geralmente ficam mais ressecados que outras partes do corpo.

2 – Repelente contra insetos

Com essas constantes epidemias como dengue, chikungunya, zika e febre-amarela, transmitidas pelo vetor mosquito, vale a pena ter essa receita em mãos.

Para fazer uma porção com 8 ml de repelente basta misturar 8 ml de óleo de coco com cerca de 40 a 50 gotas de óleos essenciais, como citronela, cravo, eucalipto, hortelã e erva-cidreira.

Além de manter os insetos bem longe, outra grande vantagem é que você vai evitar o contato de sua pele com a química e toxinas presentes em repelentes industrializados.

3 – Removedor de maquiagem

Usar o óleo de coco para a pele na região ao redor do olho vai permitir que você remova a maquiagem sem receio e sem irritar seus olhos.

Adicionalmente, você vai dar uma hidratação extra para essa área sensível – e reduzir as suas rugas! Para usar, esfregue suavemente o óleo de coco nas pálpebras e remova a maquiagem dos olhos com um chumaço de algodão ou pano quente.

4 – Tratamento de herpes

Colocar óleo de coco sobre elas pode ajudar a acelerar o tempo de cicatrização, aliviar a dor e reduzir o risco de cicatrizes e descoloração.

O óleo de coco contêm 3 ácidos graxos – cáprico, caprílico e ácido láurico – ambos possuem propriedades desinfetantes e antimicrobianas, ajudando a proteger contra infecções microbianas e também no processo de cura.

Você também vai gostar de ler isso >> A “árvore milagrosa” que pode curar 300 doenças, incluindo tumores e Diabetes

5 – Para suavizar as estrias

Grandes vilãs, principalmente das mulheres, as estrias surgem quando há uma grande alteração na elasticidade da pele, mais frequentemente após um ganho ou perda de peso ou com a gravidez.

O uso de óleo de coco pode ajudar a suavizar as que foram deixadas, ajudando as estrias a desaparecerem mais rapidamente enquanto mantêm a pele hidratada para proporcionar uma cicatrização mais rápida e evitar o aparecimento de novas estrias.

6 – Ajuda na prisão de ventre

Alimentos gordurosos normalmente auxiliam na digestão, pois a gordura se mistura o bolo alimentar e as fezes, facilitando sua passagem pelo sistema digestivo.

Além disso, o ácido láurico e suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias ruins do intestino, favorecendo sua microbiota (flora intestinal) e assim melhorando o funcionamento do intestino. Mas atenção, o consumo em excesso pode trazer um efeito indesejado, causando diarreia.

7 – Melhorar o hálito

Óleo de Coco para Combater o Mau Hálito

Por conter propriedades bactericidas e antifúngicas, você pode usar o óleo de coco para um bochecho ou gargarejo – basta apenas uma colher de sopa.

Com isso você ajuda a eliminar os germes naturalmente presentes na boca, garantindo um hálito mais fresco e uma boca e dentes mais saudáveis.

Ótima dica para substituir aqueles enxaguantes bucais, que geralmente são caros e causam uma ardência na boca.

8 – Para os lábios ressecados

Além de ser um grande aliado na hidratação da pele corporal, como informamos logo no início do artigo, o óleo de coco também tem grande auxílio na hidratação dos lábios ressecados.

Também foi comprovado que o óleo de coco possui outras propriedades curativas. E é facilmente absorvido pela pele, por isso serve como um agente para suavizar e como um creme hidratante.

Ainda mais, o óleo de coco permite a fácil absorção de vitaminas, incluindo a vitamina E, um antioxidante que reduz a formação de radicais livres que danificam as células.

9 – Para aumentar a imunidade e resistência

Óleo de coco aumenta a imunidade e resistência a bactérias, fungos e vírus. Ele possui dois ingredientes especiais que o tornam excelente para a imunidade.

As propriedades anti-virais são relacionadas ao ácido láurico e ácido caprílico. Ambos são bem conhecidos para prevenir contra o crescimento de levedura (Cândida), juntamente com infecções bacterianas.

O óleo de coco é composto por 50% de ácido láurico, que o corpo converte em monolaurina, um agente antiviral que luta com uma variedade de patógenos e vírus.

O óleo de coco é realmente uma ferramenta maravilhosa para manter sua imunidade alta como uma solução mais natural.

Se você gosta de tratamentos naturais, leia isso também >> A “árvore milagrosa” que pode curar 300 doenças, incluindo tumores e Diabetes

Envie seu comentário