Pangolim: Afinal, Que Bicho é Esse?

Pangolim: Afinal, Que Bicho é Esse?

O pangolim ganhou fama após virar personagem de várias atrações de TV, como a série Pokémon (através dos personagens Pokémon Sandslash e Sandshrew).

É estrela também no comercial do canal Animal Planet, no bloco “Fato ou Ficção” do programa “Criaturas Esquisitas”, no qual um pangolim aparece produzindo um filme ao lado da toupeira-nariz-de-estrela.

Não possui dentes e alimenta-se, sobretudo, de formigas, que captura dentro dos formigueiros com a sua longa língua viscosa.
Pangolim e Tamanduá

Pangolim e Tamanduá

Apesar de sua semelhança comportamental e anatômica com os tamanduás sul-americanos, o pangolim está, filogeneticamente, mais próximo dos carnívoros. Trata-se de um caso de evolução convergente, ou seja, quando espécies de grupos distintos evoluem para morfologias semelhantes.

O que é Pangolim?

Com o corpo coberto por escamas (feitas de queratina) e sem dentes – ele se alimenta principalmente de formigas e usa sua longa língua para capturá-las -, o animal virou alvo principalmente por ser utilizado na medicina tradicional (alternativa, baseada em crenças e teorias) de países como China e Vietnã.

O pangolim e suas escamas

“Os asiáticos usam as escamas dele com vários propósitos, que vão de tratamento de câncer até o de males mais simples, como inchaço e artrite”, explica Lisa Hyood, da organização Tikki Hywood Trust, baseada no Zimbábue, que resgata, reabilita e liberta pangolins.

Pangolim e suas escamas

“Alguns curandeiros tradicionais africanos também utilizam o pangolim, mas não no mesmo nível e na mesma quantidade que eles têm sido usados na Ásia.”

Existem oito espécies do bicho, todas ameaçadas de extinção. Eles são animais de hábitos noturnos e solitários, que costumam se enrolar em torno do próprio corpo quando se sentem ameaçados.

Infelizmente, estima-se que cerca de um milhão de pangolins foram caçados na última década.

Pangolim filhote

Proteção aos pangolins

A deliberação da Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagem), acordo entre governos com objetivo de garantir que a venda de espécies de animais e plantas selvagens não ameace a sua sobrevivência, pode tornar a caça a pangolins algo ILEGAL.

Leia também:
4 Animais INCRÍVEIS mas perto da Extinção

Mamãe Pangolim e seu filhote

O que o pangolim come?

A língua do pangolim também é bastante curiosa. Quem entende da espécie conta que ela (a língua) pode é maior que o próprio corpo.

É com essa essa super língua, aliás, que cada um desses bichinhos chegam a comer 7 milhões de formigas e cupins em um ano.

Pangolim e sua língua grande

Como eles não têm dentes na boca, além de longa, a língua do pangolim é viscosa, prendendo os alimentos que eles engolem inteiros. Só no estômago, onde eles armazenam pedras, é que a comida que ingerida é moída.

Gostou de descobrir o que é pangolim?

Bom, espero que tenha gostado de saber mais sobre o que é pangolim. Você descobriu de onde ele vem, o que come, o tamanho de sua língua, a diferença do pangolim para o tamanduá…

É uma pena que, por conta principalmente de sua carne e suas escamas, ele é alvo de caçadores e está em extinção. Mas vamos torcer para que isso mude, nem que seja aos poucos, né?

Se gostou de nosso artigo sobre o Pangolim, deixe também o seu comentário abaixo!

Veja também:
4 Animais INCRÍVEIS mas perto da Extinção

Envie seu comentário